Análise e tratamento de efluentes
Análise e tratamento de efluentes
Efluentes são os despejos líquidos originários de todos os tipos de atividades, incluindo processos industriais e descartes sanitários. O lançamento deste efluente em corpos hídricos pode ser feita de maneira direta – é despejado direto no corpo receptor – ou indireta – quando o efluente é conduzido por uma rede condutora antes de chegar no corpo receptor.
O lançamento de efluentes industriais em corpos d’água é um dos principais motivos de contaminação dos recursos naturais, podendo prejudicar o ecossistema marinho e afetar a saúde e o bem-estar da população. Portanto, a análise dos parâmetros deste efluente deve ser realizada periodicamente para manter os padrões previstos em lei.
A principal legislação vigente no Estado de São Paulo no que se refere a efluentes industriais é a Resolução CONAMA nº 430/2011 que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução CONAMA nº 357/2005. Esta última dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.
Entre algumas condições de lançamento de efluentes presentes na Resolução CONAMA nº 430/2011 estão: pH entre 5 e 9, temperatura inferior a 40°C sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a 3°C no limite da zona de mistura, ausência de materiais flutuantes, nível máximo de materiais sedimentares etc. Além das análises de nitrogênio, fósforo, metais pesados, cianetos, óleos e graxas e fenóis. Para lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários há algumas condições e padrões mais específicos detalhados no Artigo 21 da Resolução em questão.
O Artigo 25 define que as coletas de amostras e as análises de efluentes líquidos e em corpos hídricos devem ser realizadas de acordo com as normas específicas, sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.
É para isso que nós, da Ponto Verde Ambiental, estamos preparados para realizar coletas e análises do efluente da sua empresa, seguindo todas as recomendações e legislações vigentes. Realizamos a análise do efluente em laboratório para que, em caso de contaminação, o material possa ser tratado de maneira adequada e não prejudique o meio ambiente quando lançado em corpos hídricos.
Entre as vantagens do cumprimento dos requisitos legais de tratamento de efluentes estão: preserva o meio ambiente e previne danos ao ecossistema, evita poluição e contaminação dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida da população do entorno, contribui para a boa imagem social da empresa e evita prejuízos financeiros. O não cumprimento do disposto da Resolução sujeitará aos infratores às sanções previstas na Lei nº 9.605/1998.