Tratamento de água
Tratamento de água
A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 371 municípios do Estado de São Paulo. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) da Sabesp tratam hoje mais de 119 mil litros de água por segundo.
O tratamento de água consiste em várias fases de processos físico-químicos para aumentar a qualidade da água e eliminar os patógenos. Primeiro, há a pré-cloração na qual o cloro é adicionado para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais. Depois, a pré-alcalinização é a fase na qual a água recebe cal ou soda para ajustar o pH para as fases seguintes. Importante lembrar que o pH deve estar entre 6,0 e 9,5 para consumo humano. Na fase de coagulação é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante seguido de agitação da água para que as partículas de sujeira fiquem eletricamente desestabilizadas e fáceis de agregar. Na fase de floculação é feita uma mistura lenta para formar flocos com estas partículas. Na decantação a água passa por grandes tanques que separam os flocos de sujeira formados na etapa anterior. A filtração é feita com a travessia da água por tanques com pedras, areia e carvão antracito que retêm a sujeira que restou da fase de decantação.
Por fim, a pós-alcalinização ocorre para correção final do pH da água, a fim de evitar corrosão ou incrustação das tubulações que chegam até o consumidor final. Na desinfecção e feita a última adição de cloro antes da saída da água da Estação de Tratamento, garantindo que a água chegue isenta de bactérias e vírus. Há também a fluoretação (adição de flúor) para ajudar a prevenir cáries.
Nós da Ponto Verde Ambiental realizamos o tratamento de água para sua empresa…